Muita gente tem perguntado como fiz os movimentos de câmera usados no curta Contra-Filé.
Fazer movimentos fluidos e precisos no stop motion é uma das coisas mais difíceis. Motion Control é como chamamos os equipamentos de movimento de câmera que podem ser operados remotamente por um computador.
O Dragonframe, programa usado por quase todos os animadores do mundo, disponibiliza gratuitamente a programação para se comunicar com uma placa Arduíno, que faz a ponte entre conexões analógicas e digitais, ou seja, a partir de comandos do computador, conectado via USB, essa placa pode controlar motores elétricos.
Essa foi a base para eu construir minha própria grua sobre um trilho, tudo controlado pelo computador através da interface do Dragonframe, e usando motores de passo, que têm uma precisão incrível e podem subdividir a os 360° da rotação em "passos" muito pequenos, de centésimos de graus (e isso pode ser ainda mais subdividido com a ajuda de engrenagens adicionais).
A parte mecânica eu projetei da forma mais simples possível, usando inúmeras referências, baseado em perfis de alumínio que encontrei em serralherias convencionais. As outras peças eu comprei todas pela internet (rolamentos, eixos, engrenagens, parafusos etc.).
Estas são algumas fotos dela, e por último um vídeo em time lapse da grua em funcionamento:
Qual a configuração no Dragon para essa opção?
Eu não tenho dinheiro para comprar isso. Eu fasso com um skate, eu coloco o tripé encima dele.